28/01/2019 10h16

Desastre em MG reforça vistoria de barragens da Vale em MS

O desastre ambiental em Brumadinho (MG) fez a empresa Vale reforçar a segurança nos demais estados do país onde possui barragens de minério, como em Corumbá, Mato Grosso do Sul.

Receberão visitas técnicas, primeiramente a barragens no Maciço do Urucum, da Vale - mesma responsável pela barragem de Brumadinho -, e da Vetorial Siderurgia em Corumbá. No total o município tem 21 unidades, todas classificadas de baixo risco em relação a acidentes.

"O desastre ambiental de Mariana deveria ter servido para um processo de aprendizado, já que no Brasil inteiro houve uma orientação do Governo Federal para que se fizesse a verificação de todas as barragens". A afirmação é do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que lamentou a tragédia ocorrida em Brumadinho e, direto de Brasília, onde cumpre agenda com o governador Reinaldo Azambuja, fez questão de reforçar o comprometimento do Governo do Estado com as ações preventivas no setor.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, lembrou que há dois anos, todas as barragens de Mato Grosso do Sul passaram por uma ampla vistoria.

"Naquela oportunidade verificamos que as barragens não apresentavam nenhum tipo de risco e todas estavam devidamente licenciadas e dentro do padrão", completou. Mesmo assim, ele determinou que o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realize novas vistorias nesses locais a partir da próxima semana.

Jaime comentou ainda que após as orientações do Governo Federal feitas através do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o Governo do Estado, por meio da equipe de gerência de recursos hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), ligado a Semagro, vem realizando um trabalho rotineiro de segurança de barragens.

dourados Agora

Vídeos

  • Informativo Câmara
  • Acompanhamento de safra do milho com João Firmino, Presidente do Sindicato Rural
  • Presidente do Sindicato Rural fala sobre atraso da Colheita devido a chuva

Agenda

Publicidade