02/01/2018 08h43

Portais da transparência do governo de MS e das prefeituras de Campo Grande e Paranaíba tiram nota 10, aponta pesquisa

G1 MS Laguna ficou com nota 5,20 a frente do município de Dourados

Estudo divulgado pela Rede de Controle da Gestão Pública levou em conta a clareza das informações e o nível das prestação de contas. 
 

A Rede de Controle da Gestão Pública divulgou, nesta quinta-feira (7), o ranking dos portais da transparência. Todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além do governo do estado, tiveram as prestações de contas on-line avaliadas. As notas variaram entre 0 e 10.

Campo Grande e Paranaíba, na região leste, obtiveram nota máxima. O portal do governo do estado também conquistou dez. Paraíso das Águas e Ladário vieram em segundo lugar entre os municípios com 9,80 cada um. Taquarussu veio logo em seguida, com 9,70.

A cidades com os piores desempenhos foram Ivinhema, no sul do estado, com 0,60; Tacuru, com 0,70; Dourados, com 4,90; Ribas do Rio Pardo, com 5,00. O estudo levou em conta diversos quesitos, todos eles envolvendo o nível das prestações de contas e a clareza das informações.

Alguns exemplos de quesitos analisados foram a possibilidade de entrega de um pedido de acesso de forma presencial ao cidadão, se há divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público e se as despesas apresentam dados dos últimos seis meses.

No geral, os portais da transparência dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul atingiram a média de 7,90. Foi observada uma melhora significativa, de acordo com o Ministério Público Federal, entre as avaliações realizadas pelo órgão de controle.

Em 2015, o MPF realizou a primeira avaliação, cuja média dos municípios do Estado ficou em 3,61. Em 2016, o MPF realizou a segunda avaliação e a média atingiu 5,25. No ano de 2016 foi realizada a terceira avaliação, cuja a média alcançou 7,04.

 

Confira o ranking: http://file:///C:/Users/Edson/Pictures/site%202017/Nota%20Tecnica%201.pdf

G1 MS

Vídeos

  • Acompanhamento de safra do milho com João Firmino, Presidente do Sindicato Rural
  • Presidente do Sindicato Rural fala sobre atraso da Colheita devido a chuva
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna

Agenda

Publicidade