19/04/2018 10h33

Com a mudança para o Cartório Eleitoral de Dourados, saiba como ficou a votação para os eleitores de Laguna Carapã

Por Simone Burin
O Município de Laguna Carapã, possui 4.709 votantes divididos em 21 seções eleitorais, que ficam em 6 locais de votação. Desde a publicação da Portaria nº 603/2017, do TRE/MS, de 16 de agosto de 2017 o Município de Laguna Carapã passou a pertencer à 43ª Zona Eleitoral de Dourados/MS, e não mais à 19ª Zona Eleitoral de Ponta Porã/MS. Com isso os eleitores ficaram com diversas dúvidas sobre como funcionarão as próximas eleições com a mudança. Diante disso a redação do Laguna News entrou em contato com a 43ª Zona Eleitoral que repassou informações de como os eleitores devem proceder.

De acordo com os técnicos judiciários, não será feito atendimento itinerante no município de Laguna Carapã, uma vez que agora o atendimento é biométrico, impossibilitando a movimentação dos equipamentos necessários ao atendimento. Assim, o prazo final para quem deseja realizar o alistamento eleitoral, transferência de domicílio ou a revisão no título, é 09 de maio. Os eleitores que precisarem destes atendimentos deverão comparecer ao Cartório Eleitoral de Dourados.

Para as eleições deste ano, NÃO existe a obrigatoriedade da biometria. Portanto, se o eleitor está com seu título eleitoral em situação REGULAR, não há necessidade de comparecimento ao Cartório. As eleições 2018 ainda serão realizadas sem a identificação biométrica.

Os técnicos judiciários informaram ainda que quem estiver com o título da 19ª Zona Eleitoral conseguirá votar normalmente, não sendo necessário transferir o título para a 43ª Zona Eleitoral, se o título estiver em situação regular. Não haverá a troca dos títulos este ano, assim, os mesários serão instruídos a permitir a votação do eleitor de Laguna Carapã que possua o título onde consta 19ª Zona Eleitoral Ponta Porã/MS.

Para aqueles que residem fora do município de Laguna Carapã e irão justificar o voto nas próximas eleições, conseguirão justificar seu voto em qualquer seção eleitoral/mesa de justificativa do país. A urna eletrônica pede o número do título, e com este vai ser possível que o eleitor de Laguna Carapã consiga justificar seu voto, mesmo que o seu título ainda esteja na 19ª Zona Eleitoral.

Os eleitores que precisarem regularizar o título, ou ainda que quiserem transferir o título para a 43ª Zona Eleitoral e já fazer o cadastro biométrico, podem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Dourados. Nesse mês de abril, haverá atendimentos nos dias 21 e 28 (sábados), das 08:00 às 17h. O cartório trabalha também com atendimento agendado, isto é, no site do TRE-MS, o eleitor agenda o dia a ser atendido, escolhendo a hora de sua preferência e de posse dos documentos necessários, comparece ao Cartório, que fica na Rua Montese, 435, bairro Londrina, em Dourados.

Para esclarecer quaisquer dúvidas os eleitores podem entrar em conato através dos telefones: 67 3422 2038, 67 3421 0000.

Redação Laguna News

Vídeos

  • Acompanhamento de safra do milho com João Firmino, Presidente do Sindicato Rural
  • Presidente do Sindicato Rural fala sobre atraso da Colheita devido a chuva
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna

Agenda

Publicidade