14/03/2018 15h48

Laguna Carapã e mais 49 municípios terão planos de internet a preços populares

Programa “Internet para Todos” vai garantir conexão via satélite com planos a valores reduzidos
  


Os municípios do Mato Grosso do Sul passarão a ter acesso ao programa federal Internet para Todos, que beneficiará principalmente a fatia mais excluída da rede mundial de computadores, como os moradores da zona rural, assentamentos, distritos, aldeias e ribeirinhos.  A cerimônia de assinatura do termo de adesão do programa ocorreu em Brasília nesta segunda-feira (12), à partir das 14h (horário de MS), e contou com as presenças dos prefeitos e representantes dos municípios sul-mato-grossenses, do presidente Michel Temer e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab

Nesta etapa, cerca de 50 municípios de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pelo programa Internet para Todos. São eles Coronel Sapucaia, Paranhos, Bonito, Fátima do Sul, Caarapó, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Bela Vista, Caracol, Inocência, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Maracaju, Anastácio, Miranda, Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Sidrolândia, Batayporã, Coxim, Antônio João, Iguatemi, Amambai, Anaurilândia, Ivinhema, Rio Brilhante, Eldorado, Mundo Novo, Aral Moreira, Tacuru, Deodápolis, Costa Rica, Itaquiraí, Selvíria, Douradina, Japorã, Juti, Chapadão do Sul, Sonora, Alcinópolis, Laguna Carapã e Terenos. Na segunda fase, outras cidades serão contempladas.

O termo de adesão que foi assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

O prefeito de Laguna Carapã Itamar Bilibio esteve no evento para a assinatura do termo de adesão, conforme ele mesmo publicou nas redes sociais, as Aldeias Guaimbé e Jacaré receberão o programa além de outros distritos do município.

Redação Laguna News com Capital News

Vídeos

  • Presidente do Sindicato Rural fala sobre atraso da Colheita devido a chuva
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna na Fenart 2017

Agenda

Publicidade