18/07/2017 15h27

Estado reabre nesta quarta-feira as inscrições para concurso da Polícia Civil

Inscrições serão reabertas de 19 a 24 de julho. Certames foram reabertos depois que liminar determinou que candidatos com mais de 45 anos poderiam disputar vagas para o cargo de delegado.

 

A secretaria estadual de Administração e Desburocratização (SAD) de Mato Grosso do Sul reabre nesta quarta-feira (19), pelo período de cinco dias, até 24 de julho, as inscrições para dois concursos públicos para a Polícia Civil. No total, estão sendo oferecidas 210 vagas, sendo 30 para o cargo de delegado e 180 para o de agente de polícia, que poderá desempenhar a função de escrivão ou de investigador. A decisão de reabrir os concursos ocorre depois que uma liminar concedida pelo juiz David de Oliveira Gomes Filho em ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE) determinou que candidatos com mais de 45 anos também poderiam se inscrever no certame para o cargo de delegado, o que era vedado anteriormente pelo edital.

O secretário estadual de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, comenta que inicialmente o governo estudou apenas a reabertura das inscrições para o cargo de delegado para a atender a decisão judicial, mas, que para manter a "lisura e a transparência durante todo o processo", a comissão responsável pelo concurso resolveu reabrir as inscrições até segunda-feira para todos os cargos. "Nós entendemos que o melhor caminho seria reabrir as inscrições para os três cargos, para que possamos garantir total transparência e lisura no processo e dar sequência no cronograma definido, evitando novos mandados judiciais", pontuou Assis. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição também serão reabertos no mesmo período, de 19 a 24 de julho.

O concurso

A inscrição somente pode ser feita pela internet, no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems). A taxa de inscrição é a mesma para os dois cargos, R$ 197,28 e haverá reserva de cotas para candidatos negros, índios e pessoas com deficiência. Para o cargo de delegado, o salário inicial é de R$ 14.978,26. Das 30 vagas, 21 são para ampla concorrência, 6 para negros, 1 para índios e 2 para pessoas com deficiência. A idade mínima para participar do concurso é de 21 anos. O candidato deve ter curso superior em Direito.

O certame terá 9 etapas: prova escrita objetiva, prova escrita discursiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, investigação social, prova oral e curso de formação policial.

A primeira fase, prova escrita objetiva deve ocorrer no dia 20 de agosto deste ano e a previsão do edital é que o resultado final, com a homologação ocorra em 5 de julho de 2018. O concurso terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

Já para o cargo de agente de polícia, o edital revela que o salário inicial do aprovado será de R$ 3.888,26. Das 180 vagas, 100 são para a função de escrivão de polícia e destas, 72 são de ampla concorrência, 20 para negros, 3 para índios e 5 para pessoas com deficiência.

As outras 80 são para a função de investigador de polícia. Desse total, 58 são para disputa geral, 16 para candidatos negros, 2 para indígenas e 4 para pessoas com deficiência. A faixa etária para a disputa do certame vai de 21 a 45 anos e o candidato deve ter curso superior. a inscrição a homologação, serão 8 fases; prova escrita objetiva, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, prova prática de digitação, investigação social e curso de formação policial.

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