01/07/2016 15h31

Agricultores de MS colheram 7,1% da área plantada com milho safrinha

(Foto: Aprosoja-MS/Divulgação) Aprosoja/MS mantém projeção de colheita de 6,2 milhões de toneladas de milho na safrinha em MS

Variações climáticas, com chuva, estiagem e geada, afetaram a produção.
Estado cultiva nesta temporada, 1,740 milhão de hectares com milho.

Circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), aponta que até está terça-feira (28), os agricultores do estado haviam colhido 7,1% dos 1,740 milhão de hectares cultivados com milho safrinha nesta temporada.

Segundo o Siga, a colheita está mais avançada na região sul do estado, com índice médio da 8% colhida. O processo está mais avançado nos municípios de Amambai, Dourados, Douradina, Laguna Carapã, Naviraí e São Gabriel do Oeste, esses, com o percentual de 10%.

Já a região norte de MS está com 5,6% da área colhida e, a região centro, com 5,5%. A colheita ainda não começou nas cidades de Camapuã, Coxim, Jaraguari, Terenos e Paraíso das Águas.

Quebra de safra
Na região de fronteira, 33% dos produtores entrevistados pelos técnicos do Siga relataram problemas causados pela geada e excesso de chuvas ao longo do desenvolvimento do milho. Esses problemas não significam, necessariamente, perdas diretas aos produtores. Na região sul como um todo, estima-se que cerca de 10% da área das propriedades que existem nessa região sofreram perdas devido às geadas.

No sudoeste, 62% dos agricultores entrevistados alegaram problemas na produção devido ao excesso de chuvas em algum momento do desenvolvimento do grão. Na região centro-norte, a estiagem (falta de chuvas) causou problemas ao longo da safra para 95% dos produtores entrevistados.

Já no norte, a estiagem acarretou problemas para 80% dos produtores entrevistados, mas cerca de 15% das propriedades visitadas estimam perdas reais devido à estiagem ocorrida em algum momento da safra.

Estimativa de produção
A estimativa de área plantada de milho permanece em 1,740 milhão de hectares. A produção está estimada em 6,2 milhões de toneladas e, a produtividade, em 59,9 sacas por hectare.

G1 MS

Vídeos

  • Diretor de escola é esfaqueado por aluno em Naviraí
  • Com adversidades climáticas, produtividade média do milho está próxima de 45 scs/ha em Laguna Carapã (MS)
  • A face de quem produz

Agenda

Publicidade