13/06/2017 09h21

O vazio sanitário vai começar! Produtores rurais precisam estar atentos ao prazo

Em MS, vazio vai de 15 de junho até 15 de setembro

Onze estados mais o Distrito Federal adotam o período sem plantas vivas de soja no Brasil. Além disso, o Paraguai também aderiu a medida para evitar a proliferação da pior doença da cultura, a ferrugem asiática

A safra que se encerrou, teve um dos melhores climas de todos os tempos. Ainda assim, o país registrou o maior número de casos da ferrugem asiática dos últimos quatro anos. Para evitar que a doença se prolifere de uma safra para a outra, em um movimento conhecido como ponte verde; 11 estados, Distrito Federal e até o Paraguai adotaram o vazio sanitário.

O vazio sanitário é o período de 60 a 90 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

O fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, o que significa que precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente. “O importante do vazio sanitário é que ela ajuda a evitar a ferrugem, que é uma doença muito severa. Se ela chega muito cedo, pode aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas. Temos um risco maior de perder em produtividade”, explica a pesquisadora da Embrapa Claudine Seixas.

O produtor que não cumprir o vazio estará sujeito a penalidades como multas. Os estados também têm sanções aos que não seguirem. “Mais importante que essas multas, o primeiro beneficiado a fazer um bom vazio sanitário é o agricultor, que terá essa doença cada vez mais tarde. Então o bom manejo da ferrugem começa na entressafra, fazendo o vazio sanitário – lembra a pesquisadora da Embrapa”, finaliza a pesquisadora.

 

Canal Rural

Vídeos

  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna na Fenart 2017
  • Invernada Mirim classificada pra final da fenart 2017

Agenda

Publicidade