06/06/2016 13h38

Higienizar celular pode ajudar a prevenir gripe, diz infectologista

Foto: Divulgação Higienizar celular pode ajudar a prevenir gripe

Aparelho pode ser acumulador de vírus e bactérias, segundo médicos.
"Passar álcool 70 limpa todo tipo de germes", orienta médica de MS.


Os aparelhos celulares são indispensáveis para a maioria da população, mas, o telefone pode ser o principal acumulador de vírus e bactérias, segundo informações de médicos.

Além de lavar as mãos e manter as mucosas úmidas, o telefone também precisa ser higienizado, já que é comum emprestá-lo para outras pessoas utilizarem.

A infectologista Haydee Marina explica como deve ser feito a limpeza do aparelho. “Passar álcool 70, porque ele limpa todo tipo de germes, limpar a tela pelo menos três vezes ao dia", finaliza.

Quais são os sintomas do H1N1?
A gripe - tanto a causada pelo vírus H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

Como é o tratamento do H1N1?
O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde.

Trata-se de um antiviral específico contra o vírus Influenza, indicado para pessoas com maior risco de desenvolver complicações. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Outas formas de prevenção?
Faça a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%. Lembre-se de retirar os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos. Evite encostar-se na pia; enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete; evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; seque mãos e punhos com papel-toalha descartável; no caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha para fechá-la. Use lenço descartável para higiene nasal e ao tossir ou espirrar cubra nariz e boca. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Evite, também, aglomerações e não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.

G1

Vídeos

  • Diretor de escola é esfaqueado por aluno em Naviraí
  • Com adversidades climáticas, produtividade média do milho está próxima de 45 scs/ha em Laguna Carapã (MS)
  • A face de quem produz

Agenda

Publicidade