17/08/2017 16h40

Circuito Aprosoja leva conhecimento a estudantes e produtores de Laguna Carapã

Fotos: Simone Burin Laguna recebe etapa do Circuito Aprosoja 2017

O Sindicato Rural de Laguna Carapã sediou na noite desta quarta-feira (16) a etapa do Circuito Aprosoja 2017, iniciado no dia 29 de julho em Rio Brilhante e que nesta semana passou ainda por Dourados na terça (15) e vai passar ainda por Amambai (17) e Ponta Porã (18). Produtores, técnicos do setor e estudantes acompanharam as duas palestras realizadas no auditório.

O presidente do Sindicato Rural, João Firmino Neto, saudou os presentes e destacou a importância de eventos que tragam conhecimento para melhorar a produção nas lavouras. João Firmino destacou também a parceria da Aprosoja com o sindicato, “estamos honrados em sediar mais uma vez esse evento que só agrega, também temos orgulho de ter uma entidade como a Aprosoja ao nosso lado nos apoiando”, destacou João, que agradeceu também a todos que atenderam ao convite para participar do evento.

O presidente da Aprosoja/MS, Cristiano Bortolotto, esteve presente no evento e destacou o importante papel do município na produção de grãos. Ele falou também sobre os dez anos da Aprosoja e apresentou o aplicativo para celulares Android e IOS, lançado para comemorar o aniversário. Bortolotto também falou sobre a portaria do mapa de zoneamento, e pediu que os produtores apresentem demandas como essa para que a Aprosoja possa auxiliar.

Após a abertura, os presentes assistiram palestras dinâmicas e esclarecedoras, uma com Renato Roscoe, Engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1997) e doutor em Environmental Sciences – Wageningen University And Research Centre (2002), que falou sobre “Gestão da Fertilidade do Solo no Sistema Soja e Milho”. A outra palestra foi com Fernando Muraro, Engenheiro agrônomo, pós-graduado em Economia Agrícola na Universidade de Pádua na Itália (1994-95) e especialista em Análise Técnica e Fundamental de Mercado de commodities agrícolas nos EUA (1998). É fundador da AgRural Commodities Agrícolas, que presta assessoria de informação e comercialização para produtores de soja e milho das regiões Centro-Oeste e Sul e para empresas do setor de insumos e máquinas, que falou sobre “Mercado de grãos safra 2017/2018”.

O Circuito Aprosoja conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja), além de ser uma parceria da Aprosoja/MS com os Sindicatos Rurais, com apoio do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS).

Redação Laguna News

Galeria de Imagens - Para ver todas as fotos clique aqui.

Vídeos

  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna na Fenart 2017
  • Invernada Mirim classificada pra final da fenart 2017

Agenda

Publicidade