05/05/2017 14h58

Diretores do Sindicato Rural participam de Audiência Pública sobre Funrural em Brasília

Fotos: Sindicato Rural Diretores do Sindicato Rural estiveram em Brasília em busca de solução sobre o Funrural

Por Simone Burin

Milhares de produtores rurais brasileiros foram a Brasília nesta quarta-feira (3) em busca de solução para a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Presidentes de 40 sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul participaram da audiência pública na capital Federal, entre eles diretores do Sindicato Rural de Laguna Carapã estiveram representando a entidade.

A audiência discutiu as consequências que a agropecuária poderá sofrer diante da recente decisão do STF – Supremo Tribunal Federal, que julgou o Funrural – Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural como constitucional. A comitiva, formada por 65 dirigentes e representantes de sindicatos rurais, teve a presença do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, que foram recebidos pelo Senador da República Waldemir Moka (PMDB-MS).

O presidente do Sindicato Rural de Laguna Carapã, João Firmino Neto, esteve na audiência, acompanhado dos diretores da entidade, Luiseu Bortoloci e Denilson Garlet. Segundo o presidente essa questão do Funrural é um desrespeito com o produtor rural, “a cobrança do Funrural já foi considerada inconstitucional e os produtores deixaram de recolher, pois estavam se baseando em uma decisão legal da justiça, agora querem nos cobrar por isso, é um verdadeiro desrespeito com a classe que produz”, salientou o presidente.

Para o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, a participação dos sindicatos e produtores rurais na audiência demonstra a união do setor. “Nossa comitiva mostra o interesse dos representantes em defender os direitos dos produtores rurais a respeito de um assunto tão importante como o Funrural. Hoje foi uma audiência pública relevante onde o setor manifestou preocupação com as últimas decisões a respeito do Fundo. Temos acompanhado permanentemente os desdobramentos desta pauta, tanto no Legislativo quando no Executivo, com a finalidade de alcançar a melhor resolução aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Fomos recepcionados pela FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária, em especial pela deputada federal Tereza Cristina Côrrea Dias e pelo senador, Waldemir Moka”.

Redação Laguna News

Galeria de Imagens - Para ver todas as fotos clique aqui.

Vídeos

  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna na Fenart 2017
  • Invernada Mirim classificada pra final da fenart 2017

Agenda

Publicidade