26/01/2017 08h17

Ponta Porã sedia Abertura Nacional da Colheita de Soja

Dividido em dois dias, 25 e 26, o evento marca que a abertura da colheita de soja no país, acontecerá na fazenda Jotabasso. São esperadas quase 2.000 pessoas.

Presidente do Sindicato Rural dde Laguna Carapã, demais membros da diretoria e associados participam do evento.


 

O município de Ponta Porã está recebendo os eventos da Abertura Nacional da Colheita da Soja – safra 2016/2017. O encontro mobilizou mais de cem profissionais para levar ao agricultor de todo o país cada momento deste que é considerado o ponto alto da temporada.

Dividido em dois dias, 25 e 26 de janeiro, o evento que marca a abertura da colheita de soja no país, acontecerá na fazenda Jotabasso, referência em qualidade na produção de sementes. Localizada a menos de 30 quilômetros do centro de Ponta Porã (MS), esta fazenda possui uma grande estrutura administrativa, laboratórios e armazéns. No campo, são 19,2 mil hectares com plantação de soja, sendo boa parte para a produção de sementes.

Nestes últimos dias, todo mundo na fazenda foi mobilizado para o evento. O galpão das máquinas foi transformado em um grande salão de palestras para receber, pelo menos, mil visitantes em cada um dos dias. Por lá, acontecerão palestras com renomados especialistas do setor, como o consultor econômico Flávio França Junior, o coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da Embrapa, Evaristo de Miranda, o representante do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, Marcelo Gravina, entre outros.

De casa também será possível acompanhar toda esta programação, já que uma grande estrutura de transmissão foi montada pelo Canal Rural na fazenda. Entre parceiros, patrocinadores, apoiadores, são mais de 100 pessoas trabalhando para montar este evento. A estrutura de transmissão contará com 10 câmeras para mostrar todos os detalhes desta colheita, imagens aéreas e entrevistas exclusivas.

 

“De acordo com o IBGE, Ponta Porã possui a segunda maior área plantada de
soja do Mato Grosso do Sul. Nesta safra são 204 mil hectares que devem produzir 631
mil toneladas de soja. A produção de soja representa um grande aporte financeiro no
município. São cerca de R$ 700 milhões movimentados em torno desta atividade. Este
valor corresponde a três vezes o orçamento da Prefeitura previsto para este ano”

Como serão os dois dias de evento

A Abertura Oficial da Colheita é promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e o Canal Rural, com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) e a Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Sistema Famasul), Aprosoja/MS e será dividida em dois dias.

No primeiro dia (25/01), conhecido como “Dia técnico”, os participantes poderão acompanhar uma palestra sobre a “Gestão e produção agrícola da Jotabasso”, depois “Perspectivas tecnológicas para controle de insetos e boas prática” além de uma sobre “Manejo nutricional para a expressão do máximo potencial produtivo na cultura da soja”. Neste dia, as palestras não serão transmitidas ao vivo, mas os principais acontecimentos, além de entrevistas ao vivo com os palestrantes, poderão ser acompanhadas durante toda a programação nos jornais do Canal Rural e no site do Projeto Soja Brasil.

Já no dia 26 de janeiro, tudo será ao vivo, tanto na televisão quanto na internet. Os presentes participarão das palestras previstas, assim como acompanhar as máquinas entrando em campo, e a tradicional chuva de soja, marcando o inicio da colheita da maior safra de soja já colhida pelo país.

 

 

Programação para 26

08hs Credenciamento
09h00 – Palestrante: Marcelo Gravina – Conselheiro do Conselho de Informações sobre
Biotecnologia
Tema: Os desafios da biotecnologia na safra 2016/2017
09h20 – Palestrante: Evaristo de Miranda, Coordenador do Grupo de Inteligência
Territorial Estratégica – GITE da EMBRAPA
Tema: Uso e Ocupação da Terra no Brasil e a sustentabilidade agrícola do
país comparado a outros players agrícolas mundiais.
10h20 – Palestrante: Flávio França Junior, Consultor Econômico Especialista em
Agribusiness
Tema: Desafio e perspectivas do final da Safra da Soja – 2016/2017
11h às 12h30 – Abertura da Safra – Fala das Autoridades
12h30 às 13h – Abertura da Safra – Campo
13h00 – Entrevistas para o Canal Rural – programa Mercado & Cia
13h00 às 14h00 – Almoço

 

Sobre o Projeto Soja Brasil

O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.

Canal Rural

Vídeos

  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna na Fenart 2017
  • Invernada Mirim classificada pra final da fenart 2017

Agenda

Publicidade