08/05/2018 15h49

Saúde do Homem e da Mulher Rural: Em Laguna Carapã, iniciativa leva atendimento médico especializado à população

O Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural realizou, nesse sábado (28), a 15ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, em Laguna Carapã, a 239 km de Campo Grande. A iniciativa levou à população local atendimento médico especializado, orientação nutricional, atividades físicas, entre outras ações.

Durante a abertura, o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, enfatizou como o programa pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. “Desde novembro de 2016, quando o projeto deu início até a última ação, em Jardim, já foram realizados mais de 11,5 mil procedimentos, beneficiando 8,2 mil pessoas, em 14 municípios”.

Galvan citou outras iniciativas desenvolvidas pelo Senar/MS no município, em parceria com o sindicato rural. “Em 2017, já foram oferecidos em Laguna Carapã mais de 20 cursos, capacitando mais de 230 pessoas. Além disso, quatro escolas públicas recebem o Agrinho, maior programa de responsabilidade social da instituição, conectando o campo e a cidade”.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Laguna Carapã, João Firmino Neto, o programa do Senar/MS auxilia a população na prevenção de doenças. “É muito gratificante ver aqui amigos cuidando da saúde, que é o que devemos priorizar em nossa vida. São médicos especializados e tudo é oferecido de forma gratuita” .

A secretária municipal de saúde, Ronitânia Portella, agradeceu aos envolvidos na iniciativa. “É muito lindo ver toda essa participação. O evento beneficia a todos”. Do mesmo modo, a secretaria de Assistência Social, Vera Lúcia Bilibio, acrescentou: “Homem e mulheres saudáveis são mais felizes. Afinal, prevenir é melhor que remediar”.

O trabalhador rural e autônomo, Marciano Gonçalves, de 59 anos, chegou bem cedo ao posto e foi o primeiro a ser atendido pelo urologista. “A saúde é muito importante. Sempre falo para os meus filhos e esposa, devemos sempre procurar prevenção. A saúde em primeiro lugar”.

A vendedora, Rosane Melgarejo, 41 anos, afirmou que o evento, por ser realizado no sábado, ajuda na correria do dia a dia. “Durante a semana é muito difícil e, depois de uma certa idade, precisamos nos cuidar”.

Saiba mais – O evento acontece em parceria com o sindicato rural, secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Hospital de Câncer Alfredo Abrão, e Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS. A expectativa é atender 500 pessoas.

Em Laguna Carapã, médicos urologistas, ginecologista e dermatologista realizam hoje  atendimentos, como consultas e exames, no Posto de Saúde Central. São disponibilizados, também, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV, hepatites B e C, além da vacinação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ana Brito

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Galeria de Imagens - Para ver todas as fotos clique aqui.

Vídeos

  • Acompanhamento de safra do milho com João Firmino, Presidente do Sindicato Rural
  • Presidente do Sindicato Rural fala sobre atraso da Colheita devido a chuva
  • Invernada Juvenil do CTG Recanto da Laguna

Agenda

Publicidade